O Halloween, ou Dia das Bruxas, é celebrado em diversos países neste 31 de outubro. Para homenagear a data nos Estados Unidos, local onde a festa é muito popular, o site do Google americano mostrou em 2013 um Doodle interativo da bruxa, com pequenos games e animações.
Disponível na página americana do site de buscas e alguns outros países onde a festa também é popular, é possível acessá-lo no site do buscador para o Reino Unido (google.uk), para a Espanha (google.es), Austrália (google.com.au), México (google.com.mx) e outros. Na América Latina, o doodle de Halloween está também no site da Argentina (google.com.ar).
O Google explicou em nota porque não exibiu o doodle no país. "Optamos por não veicular o Doodle de Halloween (no Google.com.br) por não ser uma data oficial no Brasil", informa.
Ao acessar o doodle da bruxa, o usuário verá uma feiticeira com um livro roxo escrito “Google” em dourado e um ícone de "play" para reproduzir as animações, como um filme. Então, a bruxa começa a folhear o livro por alguns segundos. Depois, começa a brincadeira, ela aparece “cozinhando” em um caldeirão com quatro ingredientes nos cantos da tela.
O usuário deve arrastar dois deles para o caldeirão para formar uma receita que vai ter como magia um dos games ou animações especiais. Arraste um, depois o outro e veja os resultados, que são bem diferentes e dependem de quais são os ingredientes no caldeirão.
Ao combinar a caveira com a maçã, por exemplo, aparece um local escuro, como uma floresta, em que é preciso passar o cursor do mouse para encontrar monstrinhos verdes no jogo. Ao juntar o frasco com um líquido azul e o osso, várias "mãos zumbis" aparecerão do chão. Clique nelas o mais rápido possível para que sumam do cenário do mini jogo.
Combinar o osso e a caveira, o doodle mostra um jogo de memória com esqueletos, caixões e múmias. A maçã e a poção, um jogo com aranhas, além de outras combinações possíveis.
Desde 1999, todo ano o Google tem um Doodle diferente no Halloween. A data é bastante comemorada nos Estados Unidos e em países da Europa, e as homenagens anuais ao Dia das Bruxas feitas no buscador são cada vez mais elaboradas. No site de doodles, do próprio Google.com, é possível conferir este histórico de Doodles do Halloween e a evolução deles.
O que é o Halloween
Originalmente, o Halloween não tinha qualquer relação com as bruxas. Na verdade, ele era celebrado como a "festa dos mortos" pelo povo celta, entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., nas datas de 30 de outubro a 2 de novembro. Dizia-se que os espíritos dos mortos voltavam à Terra para saudarem seus familiares na festa, chamada pelo povo de "Samhain".
Foi dos celtas que nasceu também o costume das fantasias. Uma lenda diz que todos os mortos daquele ano voltariam à Terra em busca de corpos vivos para possuir nesta data. Então, na noite do dia 31 de outubro, todos apagavam as fogueiras de suas casas e ainda usavam fantasias para "se esconderem" e afastarem os mortos de seu caminho.
Com a evangelização das regiões onde os celtas habitavam, a comemoração acabou desaparecendo e mudando com o tempo. Ela "retornou" no século VII, de forma bem diferente, pelas mãos da Igreja Católica. O papa Bonifácio IV instituiu uma festa em honra a "Todos os Santos" após transformar o Panteão romano em um templo cristão.
Inicialmente, ela era celebrada em maio, mas o Papa Gregório III alterou a data para 1 de novembro, dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. E foi desta data que surgiu o termo "Halloween". Chamada de "All Hallow", a festa se tornou tão grande que ganhou uma vigília de véspera, chamada de "All Hallow's Eve".techtudo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário