quarta-feira, 25 de junho de 2014

Curiosidades e Peculiaridades - Halloween

Halloween I sem roupa para figurino ?

Por causa do baixo orçamento, não foi possível contratar um figurinista, por isso os atores vinham para as filmagens com as roupas de casa.

Estreia nas telonas
Primeiro filme estrelado por Jamie Lee Curtis, que recebeu cerca de U$8000,00 pelo trabalho. 

Homenagem para ex-namorada no Halloween I ?·
De acordo com a produtora e roteirista Debra Will, a personagem Laurie Strode recebeu este nome por ser na realidade o nome da primeira namorada do diretor John Carpenter. Depois de ser perseguida durante 5 filmes, todos sabemos o final que ela levou, será que foi uma homenagem ?

Halloween I teve a maior bilheteria da época
Halloween foi filmado em 21 dias, em abril de 1978. Feito com um orçamento de 320.000 dólares, tornou-se o filme de maior bilheteria de todos os tempos independente na época. 

Quem nasceu primeiro , Myers ou Jason ?
O filme Halloween –A Noite do Terror e Michael Myers inspiraram a criação de vários outros filmes, entre eles Sexta feira 13, que foi criado em 1980. Outro assassino conhecido que foi criado com inspiração no Halloween foi o Ghostface do filme Pânico
 
a cara do pai
Myers é a cara do William Shatner ?
Devido ao seu baixo orçamento, o departamento de suporte tinha que usar a máscara mais barata que eles podiam encontrar na loja de roupa: usaram a máscara do filme Star Trek, do personagem deito pelo William Shatner. Mais tarde, eles pintaram o rosto de branco, colocaram o cabelo, e reformularam os buracos dos olhos. Shatner admitiu que há anos ele não tinha ideia que sua mascara foi utilizado para este filme. Foi apenas durante uma entrevista que alguém mencionou que sua máscara estava sendo utilizada. Ele já afirmou que ficou honrado por este gesto.

 

Jamie Lee Curtis usa peruca ?
A atriz Jamie Lee Curtis teve que usar uma peruca n Halloween II para aparecer com o mesmo penteado que sua personagem usava em Halloween - A Noite do Terror

Halloween II mais família ?Acreditando que a versão Rick Rosenthal do filme ser muito calma, John Carpenter acrescentou algumas cenas sangrentas que foram adicionados ao filme, apesar das objeções de Rosenthal. 

Enfim de dia
Halloween II é o primeiro Halloween a mostrar a manha depois do dia 31 de Halloween

Michael Myers um anão ?
Michael Myers do segundo filme é o menor da série, e rinha que usar acessórios para parecer mais alto.

Halloween IV sem Myers ?
O criador da série John Carpenter escreveu uma história para este filme, que foi uma abordagem mais fantasmagórica e psicológico para os mitos de Michael Myers. Tratava-se da cidade de Haddonfield, e qual o efeito que os eventos dos dois primeiros filmes tiveram sobre os cidadãos . Este conceito foi posteriormente rejeitado pelos produtores que estavam a favor do terror típico, resgatando a origem dos filmes de John Carpernter, fazendo deste o primeiro filme da série sem a participação dele.

Aproveitando cenário A farmácia usada em Halloween IV
 também foi usado no filme de Stephen King - The Stand (A Dança da Morte ).

Reforma na casa para um novo Halloween
Enquanto que em Halloween e Halloween II a casa de Michael Myers era pequena, seguindo o estilo vitoriano, em Halloween V esta mesma casa aparece como uma mansão gótica;

Mesmo assassino nova mascara
De acordo com a continuidade da série, a máscara utilizada por Michael Myers em Halloween V deveria ser a mesma que ele utilizou em Halloween IV. Porém, é possível perceber várias mudanças na feição da face da máscara utilizada neste filme, que não existiam na máscara do filme anterior


Figurinha carimbada
Halloween V é o 2º de 4 filmes da série Halloween em que a atriz Danielle Harris participa. Os demais foram Halloween 4 - O Dia das Bruxas (1988), Halloween - O Início (2007) e Halloween - O Início (2007).


Final alterado em meio às gravações de Halloween VIDurante a edição final do filme, o elenco recebe uma trágica notícia. Donald Pleasence, que fazia o papel de Dr. Loomis, havia falecido devido a uma complicação durante uma cirurgia no coração e, por esse motivo, o final do filme teve de ser alterado.

[Alerta de spoiler no próximo parágrafo!!]
Originalmente o final do filme seria com o Dr. Loomis descobrindo que o corpo caído na verdade não era o de Michael, e enquanto o verdadeiro Michael fugia disfarçado, o Dr. Iria soltar um grito de horror e o filme acabaria. Para a homenagem de Pleasence foi pensado que após essa cena uma outra cena iria mostrar Michael caminhando pela rua e ao passar pela casa dos Myers, uma lanterna de abóbora poderia ser vista na varanda. A vela iria se apagar e ao aparecer a frase “Em memória de Donald Pleasence”, com a tela em um fundo preto, se poderia ouvir o diálogo do fim do primeiro “Halloween”, onde Laurie pergunta “era o bicho papão?” e o Dr. Loomis responde “para falar a verdade, era”.

O ator que faz o personagem Tommy Doyle em Halloween VI é realmente o mesmo garoto do primeiro filme?Seria bastante interessante e criativo, mas não. Este foi um dos primeiros filmes em que o ator Paul Rudd apareceu nas telas.

Tendo como base o final de Halloween VI, chegou a existir uma sequência com o nome de Halloween 7?O diretor Joe Chappelle acompanhou somente este desfecho, que seria a última contribuição de Donald Pleasence. A franquia só voltou a ter vida em 1998, ainda com John Carpenter como escritor, porém agora sob a direção de Steve Miner. A sequência na verdade não deu continuidade à trama de Halloween VI, portanto podemos considerar que este foi o ultimo filme lançado antes que a franquia voltasse a se basear em suas origens, com grande foco na história dos dois primeiros filmes.

 


O nome da 7ª sequência do filme não era para ser H20 – 20 Years LaterNo início, a intenção de se fazer uma sequência para Halloween era desenvolver uma produção em comemoração aos 20 anos da franquia em relação ao lançamento dos 2 primeiros filmes. O filme chegou a ser pensado e começou a ser escrito como “Halloween VII – A Vingança de Laurie Strode”, porém com as comemorações de 20 anos, eventualmente o filme acabou ganhando o título de H20. O motivo de considerar apenas a história dos dois primeiros filmes para a sequência foi que os outros quatro filmes (III, IV, V e VI) não são oficiais, pois se tratavam de outros diretores e outras visões da história (que não necessariamente se interligavam).

O que acontece então com a história dos filmes III, IV, V e VI e como surgiu a história de H20?
Por não serem oficiais, ficaram isoladas nestes quatro lançamentos. A história de H20 se baseou em um detalhe muito inteligente, que deu um ar ainda mais interessante para a produção do filme. No primeiro “Halloween” Michael espera 15 anos para ir atrás de sua irmã, aspecto enfatizado para o H20, onde Michael espera 20 anos antes de ir atrás de sua irmã de novo. Porque 15 e depois mais 20? Há! Acredite, nós também estamos procurando um sentido para esses longos intervalos. 

Michael Myers de primeira viagem
Chris Durand, ator que faz Michael Myers em H20, confessa que nunca havia visto nenhum dos outros filmes, mas mesmo assim aceita o desafio e se joga de cabeça no personagem. Eu sei o que vocês estão pensando e eu pensei o mesmo: “Qual a dificuldade de se fazer um personagem mudo, sem expressão e que fica com uma máscara o filme inteiro?”. Parece fácil, mas é importante levar em consideração que ele corria um grande risco de não parecer nada com o estilo originalmente criado por Tony Moran (que atuou nos dois primeiros filmes). Imaginem se ao invés de andar friamente atrás de suas vítimas até encurrala-las e mata-las, esse Michael corresse freneticamente como um lunático atrás de suas vítimas? Perderia o sentido não acham?canalhorror.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário