10 curiosidades sobre o Halloween
Descubra os segredos desta comemoração
Neste 31 de outubro, é o dia em que as bruxas estão à solta. O Halloween é uma festa popular, principalmente nos países do hemisfério norte, e cheia de símbolos, cujo significado poucos conhecem.
Se hoje as pessoas comemoram a data se fantasiando e indo a festas ou, no caso de crianças, pedindo “gostosuras ou travessuras” aos vizinhos, antigamente, ela tinha um significado
completamente diferente.
Será que você sabe os mistérios desta comemoração?
Se hoje as pessoas comemoram a data se fantasiando e indo a festas ou, no caso de crianças, pedindo “gostosuras ou travessuras” aos vizinhos, antigamente, ela tinha um significado
completamente diferente.
Será que você sabe os mistérios desta comemoração?
1. De onde vem o Halloween, afinal?
A celebração é uma tradição dos antigos celtas que comemoravam o festival de Shamhain. O evento festejava o fim do verão e o início do inverno. Essas culturas acreditavam que neste dia o véu que separa o mundo dos vivos e dos mortos desaparecia e permitia que os mortos viessem à Terra.
2. Por que Halloween?
O nome “Halloween” é uma abreviação de falar “All Hallows Even”, que significa “Noite de Todos os Santos”. O nome faz referência ao Dia de Todos os Santos, 1º de novembro, que é celebrado desde o início da Idade Média.
3. Por que dia 31 de outubro?
Muitas teorias tentam explicar a origem da data 31 de outubro. A mais conhecida é de que esse é o dia de descanso das bruxas no calendário celta.
4. As abóboras são os símbolos mais famosos!
As abóboras são uma referência à antiga lenda irlandesa do “Jack O’lantern”. Segundo o folclore, Jack conseguiu enganar o diabo para que ele não levasse a sua alma. Quando morreu, ele não foi admitido no céu. Ressentido por ter sido enganado, o diabo também não o quis no inferno e o enviou para a noite escura com apenas uma brasa de carvão para iluminar o caminho. Jack colocou o carvão em um nabo esculpido que funcionava como uma lanterna e dizem que ele vaga pela Terra desde então.
5. Por que as pessoas se fantasiam?
Durante as celebrações do Samhain, os celtas acreditavam que os mortos voltavam à vida. Para não ser reconhecidos pelos espíritos do mal, eles se fantasiavam.
6. E como as bruxas entraram?
Quando a Igreja Católica começou a crescer na Europa, todos os rituais e celebrações das religiões anteriores foram proibidos. Como forma de desestimular o Shamhain, ele acabou ganhando o apelido de Dia das Bruxas.
7. Bruxas, caldeirões, aranhas e morcegos.
O Halloween é repleto de símbolos. O caldeirão faz parte da cultura celta e era peça fundamental na decoração. A aranha simboliza o destino. O morcego significa clarividência, pois o animal capta os campos magnéticos pela sua sensibilidade, enxergando além das formas e aparências.
8. Cores: preto, roxo e laranja.
É claro que se você for fazer uma festa de Halloween precisa usar essas cores, mas por quê? O laranja é a força e energia, também tem relação com a cultura celta, que acreditava que os espíritos chegavam perto de quem se vestia apenas dessa cor para roubar a energia da pessoa. A cor roxa é a magia presente em toda a comemoração da festa e o preto está ligado às bruxas, feiticeiras e magos.
9. Halloween e o Dia dos Mortos.
Muitas pessoas acreditam que o “Dia dos Mortos” é uma versão mexicana do Halloween, mas as duas comemorações têm significados completamente diferentes. Halloween é muito baseado no medo da morte e espíritos, mas, no Dia dos Mortos, a morte é celebrada. Neste dia, os espíritos dos mortos voltam à Terra, guiados pelo aroma de cravos e incensos dos santuários criados para eles por suas famílias, que comemoram seu retorno. À medida que o dia chega ao fim, as famílias podem ir ao cemitério para passar o resto da noite com seus entes queridos, antes de eles voltarem para o outro mundo.
10. Gostosuras ou travessuras?
A tradição de pedir doces aos vizinhos começou na Irlanda, quando órfãos celtas iam de casa em casa pedindo provisões para o inverno que começava. Mas a frase, como é conhecida hoje, surgiu no início do século 20, com a chegada de imigrantes irlandeses à América. Para inibir brincadeiras e outras travessuras das crianças, as pessoas ofereciam guloseimas para que elas não voltassem a incomodar.syfy.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário