AS BRUXAS DE SALEM
No dia 11/08/15 passamos por Salem, que fica a cerca de 1 hora da cidade de Boston, no Estado de Massachusetts. No século 18 Salem foi um dos portos mais importantes dos EUA e a riqueza que circulou pela cidade pode ser vista nas construções do centro que estão muito bem preservadas até hoje.
Entretanto, como disse o nosso guia, ninguém visita Salem por causa da sua história naval ou da belíssima arquitetura. 99% dos turistas que visitam a cidade (nós incluídos nesse grupo) estão mais interessados nas histórias de caça às bruxas de Salem, que aconteceram em 1692.
A caça às bruxas de Salem foi um caso de histeria coletiva que resultou no julgamento, condenação e morte por enforcamento de 19 pessoas, na sua grande maioria mulheres, além da prisão de mais de uma centena de pessoas, no que foi conhecido como o Julgamento das Bruxas de Salem.
Tudo começou quando um médico de Salem, Dr. William Griggs, diagnosticou que os espasmos e convulsões das primas Betty Parris (9 anos) e Abigail Williams (11 anos) eram causados por forças demoníacas. As três primeiras pessoas acusadas de bruxaria contra as crianças foram Sarah Good, Sarah Osborne e Tituba.
Em pouco tempo a histeria coletiva tomou conta do Estado de Massachusetts e centenas de pessoas foram injustamente acusadas de bruxaria e julgadas em um tribunal comum. Somente na Cidade de Salem aproximadamente 150 pessoas foram acusadas de bruxaria e levadas a julgamento.
Depois de algum tempo as pessoas começaram a admitir que as acusações eram injustas e infundadas, mas o estrago já tinha acontecido. 19 pessoas foram executadas e muitas outras perderam tudo que tinham por não poder trabalhar enquanto estavam presas ou em razão das dívidas decorrentes dos julgamentos e prisão. Anos mais tarde, o Governo dos EUA anulou todos os julgamentos e retirou o nome de todos os condenados nos julgamentos de Salem dos registros públicos do judiciário, mas a história será sempre lembrada.
Hoje, Salem convive bem com muitas bruxas e bruxos e a data mais movimentada para a cidade é o Halloween (óbvio!). Existem museus que contam a história dos julgamentos em uma espécie de teatro com bonecos de cera, e os tours levam até os lugares onde viviam algumas das pessoas acusadas, além dos locais de julgamento e execução das pessoas. Muito interessante!
Nenhum comentário:
Postar um comentário