domingo, 12 de janeiro de 2014

A origem do Dia das Bruxas

No dia 31 de outubro se comemora o Halloween na


maioria dos países ocidentais do mundo, no Brasil a data ficou conhecida como o “Dia das Bruxas”. Nesse dia nos Estados Unidos é muito comum ver casas enfeitadas, crianças e adultos brincando fantasiados pelas ruas e a cultura do Halloween é muito bem aceita por lá. No Brasil, a confraternização tem ganhado bastante espaço nos ultimos anos, e está sendo mais praticada e conhecida pela sociedade.

    Originalmente, o Halloween era um ritual celta, povo que habitou a Grã-Bretanha e a França há mais de 2500 atrás. Para o povo celta, a noite de 31 de outubro indicava o início de Samhain, uma celebração importante que marcava o início do inverno, o fim da colheita e o ano novo. Na cultura celta o inverno era a estação mais sombria, período em que os espíritos dos mortos estariam presentes na terra e na noite de Halloween, acreditavam que os espíritos dos mortos, de demônios e outras entidades saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para se proteger desses fantasmas e espantá-los, os celtas colocavam em suas casas objetos assustadores, como por exemplo: caveiras, abóboras enfeitadas, ossos decorados e outros.

    Pelo fato do dia 1° de novembro estar carregado de valores positivos e sagrados, os celtas temiam que o dia 31 de outubro fosse o dia em que o mal tentaria de todo jeito ameaçar o evento. Dessa forma o Halloween nasceu e na medida em que os celtas ocupavam as terras europeias, essa cultura pagã foi se tornando mais influente. A igreja, em uma tentativa de se adaptar aos costumes do dia 31 de outubro, mudou a data comemorativa de maio para o dia primeiro de novembro, o “Dia de Todos os Santos” foi usado para tentar evitar que cristãos celebrassem o Halloween e ficassem em vigilia na noite antecedente ao evento religioso.

    Por causa da cultura celta e dos valores agregados à espíritos e demônios, a igreja passou a condenar o dia de Halloween como um dia satânico, uma celebração de bruxas e feiticeiras. Na idade média, a igreja perseguiu as pessoas que consideravam ser bruxas e acusou quem ainda celebrava o Halloween. Com a Inquisição e as mortes frequentes das bruxas o costume da celebração pagã diminuiu muito.

    O Halloween hoje não segue o mesmo princípio de antes, não tememos mais os espíritos malignos e a grande maioria das pessoas não acredita que esse dia seja amaldiçoado. Do Dia das Bruxas resta apenas a diversão de usar fantasias assustadoras, decorar as casas e pedir doces na vizinhança. 


fatosdesconhecidos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário